quarta-feira, 6 de abril de 2011

L'appétit du bonheur

Apresento-lhes uma bela música de Aldebert que brinca com com verbos e expressões próprias à atividade culinária, fato que lhe confere certa dose de humor e que caracteriza as composições desse artista.

Visite o site oficial do cantor: http://www.aldebert.com/


À vos recettes... vidéo

Na aula do B3 de terça-feira (05/04), estudamos a receita de uma sobremesa e eu prometi aos meus alunos colocar o vídeo explicativo aqui no blog. Promessa cumprida, no entanto, como não consegui editá-lo, vocês deverão avançar até o tempo 18' 20'' para visualizarem apenas a receita da sobremesa. Aconselho, todavia, que assistam ao vídeo todo, pois ele apresenta uma entrada, um prato principal e a sobremesa, todos feitos à base de frutas cítricas, bastante interessante. Dúvidas, comentem!

Projeto "Le menu du jour"

Começamos a segunda unidade do B3 e já percebo as calorias extras se aproximando! De fato, nesta unidade, um dos assuntos principais (se não o principal!) é a cozinha francesa. Assim, conhecemos alguns pratos típicos da França, ampliamos nosso vocabulário, com verbos e expressões próprios a essa área, aprendemos a escrever uma receita, precisando os ingredientes e as quantidades. Um dos momentos mais agradáveis é quando os alunos apresentam pratos que eles mesmos prepararam. Na verdade, é mais agradável quando eles terminam as apresentações, já que temos a obrigação de verificar se o prato apresentando é realmente bom. Assim, somos todos convidados a "passer à table".  

Nessa unidade, desenvolvo com os meus alunos o  projeto "le menu du jour" que funciona da seguinte forma: 

Cada aluno é convidado a apresentar uma receita, em um dia pré-determinado. Essa receita deve estar inserida dentro de uma das três categorias apresentadas:

a) Entrée
b) Plat principal
c) Dessert


Assim, no dia da apresentação teremos, certamente, uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, o que nos lembra um "vrai repas français" (se acrescentarmos alguns pães, alguns tipos de queijos e, é claro, um bom vinho, teríamos uma refeição nos moldes franceses!).

Bom, espero que os meus alunos do B3 deste semestre se sintam interessandos por este projeto. Eu, particularmente,  me envolvo muito e como!


On passe à table, alors!