sábado, 28 de abril de 2012

CHANSON DU JOUR: Rue des étoiles

Essa semana, trabalhei com minhas turmas de básico 1 algumas noções de direção, aprendemos a pedir e a explicar o caminho a alguém. Para fechar o assunto, passei a música "Rue des étoiles" de Grégoire. Gosto muito dessa canção, meio apocalíptica na verdade, como vocês podem ver no vídeo, mas muito bem escrita, com boas imagens, além de um vocabulário ligado ao tema que estudamos.
Curtam o vídeo:

quinta-feira, 26 de abril de 2012

RECETTE: PETIT GÂTEAU

Muita gente acredita que o famoso "petit gâteau" é uma especialidade da culinária francesa. Na verdade, em francês, esse termo significa biscoitos em geral, não sendo, portanto, a denominação de um prato específico. Sobre o surgimento dessa delícia, há algumas versões. Particularmente, prefiro aquela sobre um cozinheiro inexperiente que acabou aquecendo demais o forno, um erro, mas que teve como resultado o tão famoso "bolinho". Não sei se é a história mais verdadeira... mas convence! 

Enfim, fazia tempos que queria tentar essa receita, até comprei aqueles pacotes de bolo pronto. Resultado pífio! Achei algumas receitas na Internet, fiz algumas modificações e tentei novamente, o resultado você pode conferir na foto ao lado. Ficou muito bom. Então vamos à receita.


Ingredientes:

200 gramas de chocolate (mais ou menos um tablete e meio)
150 gramas de manteiga (de preferência sem sal)
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de farinha de trigo
2 ovos inteiros
2 gemas

Preparação:

Derreta o chocolate e a manteiga em banho maria. Em seguida, misture as gemas batidas e os ovos inteiros  e acrescente o açúcar e a farinha de trigo, sempre mexendo bem. Pré-aqueça o forno (200 graus). Deixe o petit gâteau assar por 10 minutos (esse tempo pode variar um pouco dependendo da potência do seu forno, o ideal é acompanhar o processo).

O petit gâteau estará pronto quando você perceber pequenas rachaduras na massa, é o momento ideal, pois ele não vai estar muito mole, o que o prejudica na hora de desenformar, e nem muito duro, de modo a perder aquele creminho característico. 

Bon appétit!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

I CONGRESSO/ II JORNADA SOBRE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Nos dias 09, 10 e 11 de julho de 2012 acontecerão o  I Congresso/II Jornada sobre Ensino de Línguas Estrangeiras (JELE) da UFES com o tema: Ensino de línguas e literatura no século XXI: reflexões e desafios. O evento pretende iniciar uma troca de saberes entre a Universidade, a escola pública e privada e os Centros de Línguas do país, de maneira que os estudos sobre o ensino de língua estrangeira ganhem maior visibilidade, principalmente, no estado do Espírito Santo que, historicamente, possui uma riqueza linguística indiscutível.

Neste ano, o evento contará com conferências de professores convidados, paineis para alunos de graduação, comunicações coordenadas e individuais para professores e pós-graduandos, além de mesas redondas e minicursos. Além disso, criamos eixos temáticos para melhor organizar as propostas de trabalho.

Maiores informações, acesse o blog do evento: http://www.jeleufes.blogspot.com.br/

LA PRONONCIATION DE "PLUS"

Bonjour à tous, 

Aujourd'hui, pendant que je préparais mes classes, je suis tombé sur un sujet qui n'est pas très compliqué, mais qui pose toujours des problèmes: la prononciation de "plus". Sur le coup, j'ai entendu des voix qui me demandaient: quand est-ce qu'on prononce le "s", quand est-ce il est devient un "z", est-il toujours prononcé et etc... Ce sont ces types de questions que me posent les élèves à propos de la bonne prononciation de l'adverbe "plus". Ce n'est pas vite à expliquer, parce qu'il y a des situations et des situations, mais règle générale, il y a trois prononciations possibles: [ply], [plys] et [plyz] - ici, j'utilise l'alphabet phonétique.

On prononce  [plys] quand l’expression porte sur la quantité positive : (plus de soleil/plus parler/ toujours plus/ plus écouter)

On prononce [ply] ou [plyz] quand l’expression porte sur la qualité :

[ply] + adjectif qui commence par une consonne (plus grand/plus petit) ;

[plyz] + adjectif qui commence par une voyelle, il s’agit d’une liaison obligatoire (la plus aimée/ plus âgé) ;

De même, on prononce [ply] ou [plyz] quand on utilise la négation ne ... plus:

[plys] + nom/pronom/verbe qui commence par une voyelle, il s’agit d’une liaison facultative (plus envie/ plus en faire/ plus aller/ plus entendre) ; si on ne fait pas la liaison, on prononce [ply]. 

Voilà. 

À la prochaine.

Source: Taxi 2. Guide Pédagogique. Hachette livre, Paris: 2009.