Muita gente acredita que o famoso "petit gâteau" é uma especialidade da culinária francesa. Na verdade, em francês, esse termo significa biscoitos em geral, não sendo, portanto, a denominação de um prato específico. Sobre o surgimento dessa delícia, há algumas versões. Particularmente, prefiro aquela sobre um cozinheiro inexperiente que acabou aquecendo demais o forno, um erro, mas que teve como resultado o tão famoso "bolinho". Não sei se é a história mais verdadeira... mas convence!
Enfim, fazia tempos que queria tentar essa receita, até comprei aqueles pacotes de bolo pronto. Resultado pífio! Achei algumas receitas na Internet, fiz algumas modificações e tentei novamente, o resultado você pode conferir na foto ao lado. Ficou muito bom. Então vamos à receita.
Ingredientes:
200 gramas de chocolate (mais ou menos um tablete e meio)
150 gramas de manteiga (de preferência sem sal)
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de farinha de trigo
2 ovos inteiros
2 gemas
Preparação:
Derreta o chocolate e a manteiga em banho maria. Em seguida, misture as gemas batidas e os ovos inteiros e acrescente o açúcar e a farinha de trigo, sempre mexendo bem. Pré-aqueça o forno (200 graus). Deixe o petit gâteau assar por 10 minutos (esse tempo pode variar um pouco dependendo da potência do seu forno, o ideal é acompanhar o processo).
O petit gâteau estará pronto quando você perceber pequenas rachaduras na massa, é o momento ideal, pois ele não vai estar muito mole, o que o prejudica na hora de desenformar, e nem muito duro, de modo a perder aquele creminho característico.
Bon appétit!
Nenhum comentário:
Postar um comentário